COVID-19 na APS

A disciplina Estágio Curricular: Atenção Primária à Saúde da Escola de Enfermagem da UFMG tem o objetivo de contribuir para a reorganização dos serviços de saúde onde a disciplina é desenvolvida, tendo como referência os pressupostos constitucionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que estão em processo de implementação, integrando ensino, extensão e pesquisa.

O quadro atual da pandemia COVID-19 impacta na demanda assistencial de saúde dos municípios e implicam na reorganização do trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS) e impõe uma dupla demanda para o campo da saúde: em primeiro lugar determina a revisão dos conhecimentos na saúde coletiva, com as suas ramificações na epidemiologia, gestão e clínica, aliada à concepção de processos formativos intensos e ágeis, diante da velocidade da evolução do perfil da pandemia, considerando a abundante produção e propagação das informações e orientações sobre o tema.

A segunda demanda relaciona-se com a capacidade de planejar, programar e desenvolver ações de prevenção, controle e assistência de forma ágil, resolutiva, eficaz e eficiente. Entende-se que as Equipes de Saúde da Família (ESF), além de reestruturar e atualizar sua base teórico-prática, devem incorporar agilidade aos processos. Soma-se a este cenário o quadro de precariedade de recursos físicos, insumos e a insuficiência dos recursos humanos. Inúmeras dificuldades podem se apresentar para que os serviços de saúde, notadamente os da APS, possam se organizar para satisfazer essa dupla demanda.

A Universidade pode contribuir com as ESF para que estas estruturem seus conhecimentos sobre a pandemia COVID-19, ampliem a sua capacidade analítica das situações geradas nos diferentes contextos criados pela situação epidêmica para informar, agilizar e adequar os processos de tomada de decisão. Nesta perspectiva, o grupo de professores da disciplina Estágio Curricular na APS, propõe este Projeto de extensão com a finalidade principal de apoiar as ESF e municípios vinculados ao seu programa de ensino.

Contudo, as ações derivadas da necessidade do controle da pandemia levaram ao afastamento dos estudantes da disciplina dos seus campos de prática, comprometendo, de certa maneira, a vinculação entre a Universidade e os serviços de saúde. Este desafio para ser superado exige que os professores revisem seus processos de trabalho junto às ESF e gestores. A ação de extensão é uma oportunidade de desenvolver novas metodologias que permitam viabilizar as contribuições da Universidade junto aos serviços, ao mesmo tempo em que viabiliza a reorganização e/ou o desenvolvimento de novas práticas de interação e educação utilizando as tecnologias digitais que permitam o trabalho remoto.

Do ponto de vista da Pós-graduação, a participação na execução do projeto representa uma oportunidade de contribuição do Programa na melhoria e inovação nos serviços de saúde, na gestão sanitária, na geração e transferência de tecnologias e disseminação de técnicas e conhecimentos. Todos estes elementos conferem qualidade à formação na Pós-graduação associada à oportunidade de integrar-se à graduação para apoiar ações que agreguem conhecimentos ao processo formativo em ambos os níveis, além de contribuir com os serviços de Saúde.

Ademais, alinha-se à trajetória do Programa de Pós-graduação em Enfermagem que apresenta, ao longo dos seus 25 anos, experiências de inserção social com expressiva geração de produtos com impactos na definição de políticas, na organização do trabalho, na prática assistencial ou gerencial, nas ações educacionais e na formação de recursos humanos, incluindo a introdução de tecnologias e das técnicas no fazer profissional.

Nesse contexto, os alunos de graduação e pós-graduação vinculados a este projeto terão a experiência de integração ensino-serviço por meio de dispositivos remotos no contexto da pandemia, mantendo discussões periódicas junto aos docentes, gestores municipais e profissionais da APS envolvidos. Este vínculo configura-se, portanto, como oportunidade de aprendizado e de fortalecimento da contribuição social e comunitária da Universidade."

APOIO ÀS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DO COVID-19 POR MEIO DE DISPOSITIVOS REMOTOS

Com o objetivo de:

Apoiar as Equipes de Saúde da Família e municípios vinculados ao seu programa de ensino 

Esse projeto irá:

  1. Colaborar com as equipes de saúde da família no desenvolvimento de práticas de saúde e enfermagem atualizadas, oportunas e seguras para o enfrentamento da COVID-19;
  2. Promover o compartilhamento das diferentes estratégias de trabalho desenvolvidas no campo da atenção primária para o enfrentamento da epidemia, em nível individual e coletivo;
  3. Colaborar com as equipes de saúde da família e gestores municipais no processo de avaliação das ações e de tomada de decisão para o enfrentamento da epidemia;
  4. Disponibilizar acesso dos profissionais de saúde a acervo técnico-científico para apoiar a prática e a tomada de decisão em saúde;
  5. Colaborar com os municípios na organização e ou aprimoramento da Sala de Situação Epidemia COVID-19 – atualização permanente dos planos de contingência considerando a dinâmica da transmissão do coronavírus, atualização dos fluxos de atendimento, elaboração de boletins epidemiológicos e de estratégias de comunicação e educação à saúde à população;
  6. Realizar a avaliação epidemiológica periódica da incidência de casos suspeitos e confirmados de COVID-19 nos municípios na população geral e em grupos de risco;
  7. Contribuir na elaboração de estratégias para o acompanhamento longitudinal dos casos suspeitos e confirmados de COVID-19 avaliando o impacto da doença em curto, médio e longo prazos.

Foram considerados dispositivos remotos diversificados com a finalidade de auxiliar nas discussões e no apoio à organização da Atenção Primária à Saúde dos municípios parceiros no enfrentamento da COVID-19.

 

Contará com a participação:

Profissionais das Equipes de Saúde da Família e Gestores (Secretários Municipais, Gerentes, Coordenadores da APS) dos municípios vinculados ao programa e demais municípios interessados em participar das ações desenvolvidas.

 

MUNICÍPIOS PARTICIPANTES

  • Belo Horizonte
  • Carmésia
  • Conceição do Mato Dentro
  • Contagem
  • Dom Joaquim
  • Itabirito
  • Morro do Pilar
  • Pains
  • Sabará
  • São José do Divino

 

Docentes e discentes da disciplina Estágio Curricular: Atenção Primária à Saúde, discentes da graduação e da pós-graduação da Escola de Enfermagem da UFMG:

 

EQUIPE EXECUTORA

  • Coordenação

Francisco Carlos Félix Lana

Alexandra Dias Moreira Dassunção

 

  • Professores da Disciplina

Adriano Marçal Pimenta

Ed Wilson Vieira

Erica Dumont Pena

Fernanda Penido Matozinhos

Flávia Sampaio Latini Velasquez

Giselle Lima de Freitas

Isabela Silva Câncio Velloso

Kênia Lara da Silva

Livia de Souza Pancracio de Errico

Lívia Cozer Montenegro

Mariana Santos Felisbino Mendes

Mark Anthony Beinner

Salete Maria de Fatima Silqueira Muller

Sheila Aparecida Ferreira Lachtim

Solange Cervinho Godoy

Teresa Cristina da Silva Kurimoto

 

  • Apoio Técnico

Hugo Átilla Natividade – Setor de Informática

Rosânia Felipe Souza – Assessoria de Comunicação

Leonardo Pires Rosse – Setor de Áudio Visual

 

 

PARTICIPANTES

  • Estudante de Pós-Graduação

Isabela de Caux Bueno – Nível Doutorado

Isabella Cristina Moraes Campos – Bolsista - Nível Doutorado

 

  • Estudantes de Graduação

Mariana Ferreira dos Santos - Bolsista

Laylla Lara Enderson de Barros - Voluntária

Rafaela Pereira Rocha Reis - Voluntária

Raquel Soares Bandeira - Voluntária

Virgínia Barbosa Pereira - Voluntária