Sala de situação – Dom Joaquim

Atualizado em 14 de abril de 2021 às 17:00

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Atualizado pela página do Facebook da Secretaria Municipal de Saúde do Município

 

  • DECRETOS E PORTARIAS

Nº 18, de 05 de abril de 2021 – Coloca o município na Onda Roxa do Plano Minas Consciente seguindo todas as deterinações de seu protocolo.

Nº 14, de 19 de março de 2021 – Determina medidas restritivas de caráter obrigatório para o serviço público com base na Onda Roxa do Plano Minas Consciente.

Nº 10, de 08 de março de 2021 – Determina medidas restritivas de caráter obrigatório.

Nº 02, de 13 de janeiro de 2021 – Dispõe sobre a progressão para a Onda Vermelha referente ao Plano Minas Consciente.

Nº 62, de 24 de novembro de 2020 – Dispõe sobre a progressão para a Onda Amarela referente ao Plano Minas Consciente.

Nº 60, de 05 de novembro de 2020 – Dispõe sobre a progressão para a Onda Verde referente ao Plano Minas Consciente.

Nº 51, de 14 de setembro de 2020 – Altera artigos do decreto 26 e dá outras providências.

Nº 31, de 04 de junho de 2020 – Dispões sobre novas medidas temporárias para a prevenção dos riscos de disseminação.

Nº 28, de 15 de maio de 2020 – Dispões sobre a reorganização do calendário escolar 2020.

Nº 26, de 05 de maio de 2020 – Estabelece medidas quanto ao exercício de atividades por servidores municipais.

Nº 24, de 24 de abril de 2020 – Revoga parcialmente o Decreto Municipal n°15.

Nº 15, de 14 de abril de 2020 – Medidas temporária restritivas às atividades privadas para a prevenção dos riscos de disseminação.

Nº 12, de 23 de março de 2020 – Suspensão das atividades que menciona e estabelece outras medidas de contingenciamento .

Nº 11, de 21 de março de 2020 – Criação do Comitê Municipal de acompanhamento de ações contra o novo coronavírus.

Nº 10, de 20 de março de 2020 – Medidas de prevenção ao contágio e de enfrentamento e contingenciamento.

Nº 08,  de 18 de março de 2020 – Medidas de prevenção ao contágio e de enfrentamento e contingenciamento.

Março/2020 – Plano de contingência e ação municipal para infecção humana COVID-19.

 

  • ANÁLISE EPIDEMIOlÒGICA DOS CASOS DE COVID-19

Clique na imagem para ter acesso à íntegra

    

 

Perfil Epidemiológico anterior – 14/09/2020

 

  • FLUXO DE ATENDIMENTO DA APS

Clique na imagem para ter acesso à íntegra

 

  • CAPACITAÇÕES

– Palestra com os profissionais da saúde para capacitá-los no enfrentamento da pandemia – apresentação disponível;
– Capacitação de dois profissionais com infectologista especializada, que serão referência para o município no momento da pandemia;
– Treinamento com a equipe de saúde para determinação do fluxo de atendimento na do posto de saúde Atenção Básica, baseado no protocolo de Manejo Clínico do COVID-19 do Ministério da Saúde.

 

  • REGULAÇÃO

Emissão da notificação sanitária por parte da visão municipal para regularização do comércio local durante a pandemia, entre outras ações.

 

  • BARREIRAS

Instalação de barreiras sanitárias de triagem e controle nas entradas da cidade – Questionário disponível.

 

  • COMUNICAÇÃO

– Criação de um folder informativo para a população com a divulgação de informações sobre o coronavírus entregue de casa em casa;

Criação do informe epidemiológico, que transmitirá diariamente as informações e atualização acerca da situação da circulação do vírus na cidade;

– Programação na rádio local com orientações e informações a respeito da pandemia;

– Contratação de carro de som e motosom para transmissão de informações aos cidadãos pelas ruas da cidade;

– Divulgação de informações e orientações a todo instante nas páginas de comunicação da prefeitura municipal.

 

  • FLUXO DE ATENDIMENTO

Estabelecimento de medidas e alteração de fluxo do atendimento hospitalar, onde foram adotadas as estratégias para atendimento ao paciente acometido pelo COVID-19 no Hospital Municipal e disponibilização de leitos especiais.

Procedimento Operacional Padrão (POP) 01: Aborda o fluxo de atendimentos de casos suspeitos de COVID-19.

 

  • MONITORAMENTO

Estabelecimento de um fluxo de monitoramento e acompanhamento dos casos suspeitos por meio de visitas domiciliares, ligações telefônicas e outros meios, feito pelas equipes de saúde.

Anexo

 

  • CONSULTAS

Disponibilização do canal de comunicação por telefone para consultas por teleatendimento com profissionais.

 

  • PROTOCOLO DE TESTAGEM

Protocolo para realização dos Testes no Município de Dom Joaquim

 

  • COMITÊ DE CRISE

Formado para determinar as ações a serem realizadas no município quanto ao enfrentamento contra o coronavírus.

Composto por:

  • Huenerson Henrique Celestino – Secretário Municipal de Saúde;
  • Volmer Henriques Madureira – Diretor de Departamento de Ações de Saúde;
  • Douglas Tadeu de Pinho Mourão – RT de Programas e Sistemas de Atenção Primária;
  • Jésu Gonçalves da Cruz Júnior – Coordenador de Vigilância em Saúde;
  • Cristina Maria Gonçalves – Secretária Municipal de Assistência Social;
  • Andrea da Silva Ferreira Resende – Secretária Municipal de Educação;
  • Flávia Elaíse Salvador – Secretária Municipal da Fazenda;
  • Adneusa Cristiane Rodrigues Araújo – Diretora de Departamento de Recursos Humanos;
  • Geraldo Adilson Gonçalves – Prefeito;
  • Rodolfo Abreu Silva- Procurador;
  • Camila Alvarenga Vilarino – Dentista e Presidente do CMS;
  • Wellyngton Mascarenhas Silva – Diretor de Departamento de Recursos Financeiros da Saúde;
  • Priscilla Ferreira Thomaz – Enfermeira RT da Unidade Hospitalar;
  • Felipe Augusto Almeida Cortês – Diretor Clínico da Unidade Hospitalar;
  • Maria Gorete da Fonseca – Enfermeira da ESF;
  • Daniel Lúcio Pereira Rocha – Médico da ESF;
  • Gabriel Antunes Bessa – Médico da ESF;
  • José Aparecido Santos – Sargento da PM.

 


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Cerimônia de inauguração da obra de ampliação da UBS de Dom Joaquim

Data: 24 de Julho de 2020

Ocorreu hoje pela manhã a cerimônia de inauguração da obra de ampliação da UBS de Dom Joaquim.

A cerimônia obedeceu às regras sanitárias e foi transmitida via Live no Facebook da Secretaria de Saúde do município.

 

Mais que mudanças estruturais, essa obra de ampliação é uma conquista do município que possibilita a reestruturação do processo de trabalho, visando sempre um melhor atendimento à população. 

Ficamos muito felizes em comemorar essa conquista de um dos nossos parceiros.